29 de julho de 2015

Novo Livro "Linguagem e Direito: os eixos temáticos"

Acaba de sair o e-book "Linguagem e Direito: os eixos temáticos", organizado pelos professores Malcolm Coulthard, Rui Sousa-Silva e Virgínia Colares.

O download pode ser feito aqui.

O livro é uma coletânea que conta com artigos distribuídos em 5 partes que tratam de subáreas do "grande campo" que pode ser chamado de Linguagem e Direito: I) Linguística Forense, II) Discurso Jurídico, III) Processo Judicial e Linguagem e IV) Interação em Contexto Legais e V) Criminologia Crítica.

No que diz respeito à área específica de Linguística Forense, maior interesse deste blog, apesar de o livro contar com uma parte dedicada a ela (o que não se via frequentemente até então na academia brasileira) que abre as portas para estes estudos a nível nacional, infelizmente, ficaram de fora vários outros temas importantes da área de Evidência Linguística, dentre eles a identificação de falantes/fonética forense (esta, bastante profícua no Brasil) e a atribuição de autoria textual em contextos forenses. Essas duas últimas seriam, arrisco dizer, as duas áreas de maior concentração de casos e estudos de linguistas forenses no exterior.

Clique aqui para o download e boa leitura.

Obs: O *.pdf foi gentilmente disponibilizado pelos autores.